O mármore ou a mármore

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A palavra mármore é um substantivo masculino. Assim, dizer o mármore está correto e dizer a mármore está errado. A mármore é um erro que ocorre porque há uma generalização da expressão a pedra mármore para a mármore, quando se elimina o substantivo feminino pedra. Contudo, o correto é dizer a pedra mármore e o mármore. Refere-se a uma pedra calcária branca ou de cores variadas muito resistente, que é polida e usada em estátuas, escadas, mesas, peças decorativas,…

A palavra mármore tem sua origem na palavra em latim marmor.

Exemplos:
O mármore é uma pedra metamórfica muito utilizada na construção civil.
O mármore é um material utilizado por escultores para fazer estátuas.
Estou escolhendo o mármore para colocar no balcão da cozinha.

Existem, no português, muitas palavras terminadas em –e que apresentam a mesma forma no masculino e no feminino, como o cliente/a cliente, o agente/a agente, o estudante/a estudante,…

Contudo, esta regra não se aplica à palavra mármore, nem a muitas outras palavras da língua portuguesa, que têm um gênero definido: o mármore, a alface, o doce, a face, o lance,…

Palavra relacionada: mármore.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

O herpes ou a herpes O mármore ou a mármoreO moral ou a moral