Neste ou nesse

As palavras neste e nesse existem na língua portuguesa e estão corretas. São contrações da preposição em com os pronomes demonstrativos este e esse, ou seja, neste = em + este e nesse = em + esse. 

Os pronomes demonstrativos este e esse situam alguém ou algo no espaço, no tempo e no discurso em relação às próprias pessoas do discurso: quem fala (este) ou a quem se fala (esse). 

A preposição em se refere a um movimento para dentro, para uma posição interior, dentro de alguma coisa. Também se refere a uma posição em contato com alguma coisa ou em cima de alguma coisa.

Nesse e neste são palavras parecidas, mas utilizadas em situações diferentes. O que distingue estes dois conceitos é uma questão referencial (tempo e espaço).

Neste: próximo de quem fala

Neste é usado quando o que está a ser demonstrado está espacialmente próximo da pessoa que fala ou no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso. Podem ser usadas as seguintes flexões em gênero e número: neste, nesta, nestes, nestas, nisto.

Exemplos com neste

  • Vou resolver este assunto neste instante!
  • Ainda neste ano vou acabar meu curso.
  • Neste momento não tenho nada para fazer.

Nesse: próximo da pessoa a quem se fala

Nesse é usado quando o que está a ser demonstrado está espacialmente longe da pessoa que fala e espacialmente próximo da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que já foi mencionado no discurso. Podem ser usadas as seguintes flexões em gênero e número: nesse, nessa, nesses, nessas, nisso.

Exemplos com nesse

  • Não fui ao trabalho nesse dia porque meu filho estava doente.
  • Foi nesse ano que acabei meu curso.
  • Nesse dia eu estava nervosa porque tinha visto um acidente.

Assista ao vídeo para aprender a diferenciar essas duas palavras de forma super fácil:

Naquele: longe dos interlocutores

Também existe a contração da preposição em com o pronome demonstrativo aquele. Em + aquele = naquele. Podem ser usadas as seguintes flexões em gênero e número: naquele, naquela, naqueles, naquelas, naquilo.

Esta contração é usada quando o que está a ser demonstrado está espacialmente longe dos interlocutores, ou seja, longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também se usa para referir um passado distante. 

Exemplos com naquele

  • Ela partiu a perna naquele fim de semana que fomos passear ao campo.
  • A pasta que você procura está naquele armário do sótão.

Palavras relacionadas: neste, nesse.

Outras dúvidas

Veja também