Murmurinho ou burburinho

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os substantivos masculinos murmurinho e burburinho sempre que quisermos referir um murmúrio tênue, um sussurro, um ruído indiferenciado de várias pessoas falando ao mesmo tempo. Pode significar também qualquer outro ruído brando e constante, como o som da água em movimento ou o som do vento nas folhas das árvores. Embora ambas estejam corretas, a palavra burburinho é a mais utilizada pelos falantes.

Murmurinho é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente. Neste caso, temos a palavra murmúrio mais o sufixo diminutivo – inho. A palavra murmúrio, por sua vez, tem sua origem no latim medieval murmuriu.

A palavra burburinho poderá ser formada a partir da palavra murmurinho ou ter sua origem a partir de formação expressiva e imitativa, ou seja, a partir de uma linguagem oral, baseada nos sons causados pelo próprio ruído de várias pessoas falando ao mesmo tempo.

Exemplos:
Não consigo ouvir nada com todo este burburinho!
Não consigo ouvir nada com todo este burburinho!

Adoro ouvir o burburinho do riacho correndo devagarinho.
Adoro ouvir o murmurinho do riacho correndo devagarinho.

Fique sabendo mais!
Existem várias palavras sinônimas de murmurinho e burburinho, como murmurejo, bulício, sussurro e cicio.

Palavras relacionadas: murmurinho, burburinho.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Murcha ou mucha Murmurinho ou burburinhoMusicista e músico