Mortadela ou mortandela

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é mortadela. A palavra mortandela está errada, não se encontra dicionarizada, nem reconhecida no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras. 

O substantivo feminino mortadela se refere a um embutido típico da Itália, grande e redondo, feito de carne de vaca e de porco, temperado com pimenta-do-reino. 

Exemplos com mortadela

  • Este pão com mortadela está uma delícia.
  • A mortadela é um salame típico de Bolonha, que fica na Itália.
  • Por favor, queria comprar trezentos gramas de mortadela.

Origem da palavra mortadela

A palavra mortadela tem sua origem na palavra italiana mortadella, devendo assim ser escrita sem n na segunda sílaba: mor-ta-de-la. 

Esta palavra é muitas vezes pronunciada de forma errada, havendo a nasalização da segunda sílaba, sem ter qualquer marca gráfica que indique essa nasalidade. Esse erro poderá ocorrer devido à assimilação do traço nasal do fonema m, havendo erradamente uma extensão desse traço de nasalidade.  

Fique sabendo mais!
Existe, em Itália, uma espécie de salame chamado mortandela, típico de Val di Non. Tem um formato arredondado e é feito maioritariamente de forma artesanal. 

 

Palavra relacionada: mortadela.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também