Monge ou monja: qual é o feminino de monge?

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O feminino de monge é monja.

O monge vive no mosteiro.
A monja vive no mosteiro.

Apesar da palavra monja ter um uso reduzido, está dicionarizada como sendo o feminino de monge.

Monge e monja: significado

Um monge é um religioso que vive em um mosteiro. Uma monja é uma religiosa que vive em um mosteiro. Podem indicar, também, uma pessoa que leva uma vida solitária e recolhida, longe da restante sociedade.

Exemplos com monge:

  • O monge passa o seu dia em constantes orações.
  • Nunca visitei um convento de monges.

Exemplos com monja:

  • A monja passa o seu dia em constantes orações.
  • Nunca visitei um convento de monjas.

G ou J

A palavra monge tem sua origem na palavra grega monakhós, que indica uma pessoa que vive sozinha. Por influência da palavra em provençal antigo monge, a palavra também passou a ser escrita com g em português.

A palavra monja é formada a partir da palavra monge. Para que as duas palavras possuam o mesmo som na última sílaba, é necessário haver alteração gráfica de g para j.

De acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa, a consoante g assume o som da consoante j quando forma sílaba com a vogal i e com a vogal e, como em gelo e ginástica. Com a, o, u, a consoante g assume o som g, como em gato e gorila.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também