Mini saia ou minissaia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é minissaia. A palavra mini-saia está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Minissaia se refere a uma saia muitíssimo curta, pelo menos um palmo acima do joelho. É sinônimo de míni, sainha e microssaia.
 
Exemplos:

  • Vou usar esta minissaia preta na festa de aniversário da Luana.
  • Você acha que eu ainda tenho idade para usar essa minissaia?
  • Não acho apropriado usar minissaia no local de trabalho.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos: mini-hambúrguer, mini-humano, mini-inventário, mini-ideia,… 

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. 
Exemplos: minibar, minidesvalorização, minicassete, minicalculadora, miniquadro,… 

Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos: minissaia, minissubmarino, minirretrospectiva,… 

Minissaia é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando seu sentido: mini- + saia. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo mini - é de origem latina e significa algo muito pequeno.

Palavra relacionada: minissaia.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também