Mexi ou mechi

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é mexi, com x. A palavra mechi, com ch, está errada. Mexi é a forma conjugada do verbo mexer na 1.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu mexi. O verbo mexer é frequentemente utilizado, possuindo vários significados. Deverá ser escrito sempre com x.

Verbo mexer – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) mexi
(Tu) mexeste
(Ele) mexeu
(Nós) mexemos
(Vós) mexestes
(Eles) mexeram

Exemplos:

  • Eu nem me mexi para meu bebê não acordar.
  • Eu mexi nas coisas dele, mas não encontrei nada. 
  • Você acha que eu mexi com ele?

O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra, como no caso de mexer. Existem, contudo, algumas regras que definem quando deve ser utilizado x ou ch. 

No caso de mexer, a regra indica que devemos utilizar o x nas palavras após a sílaba inicial me-: mexer, mexido, mexeriqueira, mexicano, mexedor, mexilhão,… 

O verbo mexer tem sua origem na palavra em latim miscere e se refere ao ato de revolver o conteúdo de algo; de pôr em movimento, tirando do lugar; de rebolar o corpo; de tocar com as mãos; de ter algo como ocupação; de fazer referência a algo; de provocar, paquerar ou brincar com uma pessoa; de provocar alterações; de entrar em ação; de se apressar e de causar tristeza ou transtorno.

Palavra relacionada: mexer.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também