Mexeriqueira ou mecheriqueira

A forma correta de escrita da palavra é mexeriqueira. A palavra mecheriqueira está errada. Devemos utilizar a palavra mexeriqueira sempre que quisermos referir uma mulher que faz mexericos, fofocas, bisbilhotices. Significa também uma tangerineira.

A palavra mexeriqueira é a forma feminina da palavra mexeriqueiro, formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra mexerico mais o sufixo –eiro(a). Assim, sendo a palavra mexerico escrita com x, também mexeriqueiro e mexeriqueira deverão também ser escritas com x.

A palavra mexeriqueira, sendo sinónimo de tangerineira, é formada também a partir de derivação sufixal. Contudo, nesse caso, temos a palavra mexerica mais o sufixo –eira. Sendo a palavra mexerica escrita com x, também mexeriqueira deverá também ser escritas com x.

Os sufixos nominais –eiro e –eira se juntam a substantivos para dar origem a outros substantivos ou a adjetivos. Podem-se referir a uma profissão, a uma planta, ao estado ou qualidade de alguma coisa, a uma nacionalidade.

Além disso, na língua portuguesa, devemos utilizar o x nas palavras após a sílaba inicial me-: mexer, mexido, mexeriqueira, mexicano, mexedor, mexilhão. Contudo, há a exceção da palavra mecha.

Exemplos:
Minha vizinha é muito mexeriqueira.
Aquelas mexeriqueiras estão falando de alguém.
No pomar estão plantadas três mexeriqueiras.

Palavra relacionada: mexeriqueira.

Outras dúvidas

Veja também

Mexendo ou mechendo Mexeriqueira ou mecheriqueiraMexi ou mechi