Meus óculos ou meu óculos

A forma correta é meus óculos. A expressão meu óculos, embora frequentemente utilizada pelos falantes, está errada devido a um erro de concordância de número. Sendo óculos uma palavra no plural, também os artigos, pronomes, adjetivos,… que a acompanham e caracterizam devem estar no plural. 

Exemplos:

  • Meus óculos escuros são novos.
  • Você fica muito bonita com esses óculos.
  • Onde estão seus óculos? 

Segundo as regras do português, há concordância nominal em gênero (masculino ou feminino) e número (plural ou singular) entre o substantivo e os diversos termos da oração que se relacionam com ele, como adjetivos, artigos pronomes, numerais,…

Óculos é um substantivo masculino plural, sendo óculo a sua forma no singular. Esta forma, contudo, não é comumente utilizada pelos falantes da língua. Assim, a palavra óculos é considerada um caso de pluralia tantum, ou seja, uma palavra utilizada no plural para indicar um único objeto composto por duas partes simétricas. O mesmo ocorre com as palavras calças e binóculos. 

O erro na expressão meu óculos ocorre porque, erradamente, a palavra óculos é assumida como um substantivo de dois números, que se mantém invariável quer no singular, quer no plural, como pires, ônibus e lápis.

Fique sabendo mais!
Nos casos de pluralia tantum, também se pode optar pelo uso da expressão um par de. Assim, podemos dizer: um par de óculos, um par de calças, um par de binóculos,…

Atenção!
Estando a língua portuguesa em constante alteração, evolução e atualização e sendo muito defendido atualmente que o uso faz a regra e não o contrário, alguns gramáticos começam a considerar que a expressão meu óculos poderá ficar consagrada pelo uso, passível de ser utilizada em contexto coloquial e informal.

Palavra relacionada: óculos.

Outras dúvidas

Veja também