Merchandising ou merchandagem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é merchandising. É uma palavra inglesa que está dicionarizada em português e reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

O que significa merchandising?

O substantivo masculino merchandising é muito utilizado na publicidade e no marketing. Indica um conjunto de ações e técnicas utilizadas para aumentar a procura e venda de um produto ou serviço. Refere-se também à menção ou exibição de produtos em diferentes meios de comunicação, sem uma intenção publicitária declarada.

Exemplos com merchandising

  • É necessário incrementar o merchandising deste produto.
  • Serão desenvolvidas diversas ações de merchandising para a promoção desta marca.
  • Várias marcas promoveram campanhas de merchandising com youtubers influentes.

Merchandising, sendo uma palavra inglesa, deverá ser grafada em itálico para marcar a sua condição de palavra estrangeira.

E merchandagem? Existe?

A palavra merchadagem começa a aparecer como uma tentativa de aportuguesamento da palavra inglesa merchandising. Essa palavra ainda não se encontra, contudo, reconhecida e dicionarizada. Apesar disso, com a constante evolução da língua, pode ser que venha a ser reconhecida no futuro.

Palavra relacionada: merchandising.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Menos ou menas Merchandising ou merchandagemMerece ou mereçe