Mendigo ou mendingo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é mendigo. A palavra mendingo está errada. Mendigo pode ser um substantivo masculino, indicando uma pessoa que pede e vive de esmolas ou a forma conjugada do verbo mendigar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Mendigar se refere ao ato de pedir esmolas ou de solicitar de forma humilde e insistente.

A errada pronúncia de mendingo em vez de mendigo é um erro de fonética e se deve à assimilação do traço da vogal nasal da primeira sílaba (en), havendo uma errada extensão desse traço de nasalidade para a segunda sílaba. O fenômeno linguístico da assimilação da nasalidade de um fonema anterior ou posterior é frequente no português. São considerados erros de ortoépia, ou seja, erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

A palavra mendigo tem sua origem na palavra em latim mendicus, devendo assim ser escrita com n apenas na primeira sílaba (men-di-go). Mendigo é sinônimo de pedinte, pedidor, mendicante, esmoleiro, esmoler, indigente, pobre, necessitado, entre outros.

Exemplos:
O mendigo pediu esmola para comer.
Aqueles vândalos agrediram o mendigo por puro divertimento.

O verbo mendigar tem sua origem na palavra em latim mendicare, devendo assim ser também escrita com n apenas na primeira sílaba (men-di-gar). Mendigar é sinônimo de esmolar, pirangar, pedir, implorar, suplicar, entre outros. Todas as formas conjugadas do verbo mendigar deverão ser escritas também com n apenas na primeira sílaba.

Verbo mendigar – Presente do indicativo:
(Eu) mendigo
(Tu) mendigas
(Ele) mendiga
(Nós) mendigamos
(Vós) mendigais
(Eles) mendigam

Exemplos:
Eu mendigo um prato de comida porque tenho muita fome.
Eu mendigo desde criança porque sou órfão de mãe e pai.

Palavras relacionadas: mendigo, mendigar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também