Maus-tratos ou maus tratos

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é maus-tratos, com hífen. Maus-tratos é um substantivo composto masculino e plural e se refere a qualquer tipo de ação, comportamento e atitude que prejudique a integridade física ou mental de alguém, como punições físicas, trabalho forçado, negligência, ausência de cuidados, entre outros, sendo sinônimo de crueldade, desumanidade; judiação, malvadeza, negligência e descuido. É uma palavra muito usada no âmbito jurídico. 

Exemplos:

  • Esta instituição apoia vítimas de maus-tratos.
  • Conseguiu fugir do cativeiro, após dez anos de maus-tratos.
  • Eu denuncio todas as formas de maus-tratos aos animais.

O substantivo maus-tratos é formado a partir de composição por justaposição, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra, sem que haja alteração desses elementos formadores: maus + tratos = maus-tratos. É sempre utilizado no plural, não existindo sua forma no singular.

Atenção!
O substantivo maus-tratos não deverá ser confundido com a palavra maltrato. Embora alguns dicionários já comecem a reconhecer a palavra maltrato como um substantivo masculino, esta ainda não se encontra amplamente reconhecida nos principais dicionários nem no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Assim, a palavra maltrato deve ser utilizada apenas como uma forma conjugada do verbo maltratar.

Exemplo:

  • Eu sou contra qualquer tipo de maus-tratos, por isso não maltrato ninguém.

Palavra relacionada: maus-tratos.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também