Matilha ou alcateia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras matilha e alcateia são substantivos coletivos, ou seja, são palavras que, escritas no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie, transmitindo assim uma noção de multiplicidade. Matilha se refere, principalmente, a um conjunto de cães: cachorrada, canzoada, canzoeira, cainçada. Alcateia se refere, principalmente, a um conjunto de lobos: bando, az.

Exemplos - matilha:

  • Uma matilha de vira-latas anda solta pelo bairro, assustando as pessoas.
  • Aquele fila é o líder da matilha.

Exemplos – alcateia:

  • Há cinco lobos naquela alcateia. 
  • Os lobos vivem em alcateias para facilitar a caça e manter a estabilidade.

A confusão na utilização dos substantivos matilha e alcateia surge porque, embora não sejam palavras sinônimas em seus significados principais, são sinônimas quando se referem a um conjunto de submarinos que atacam em conjunto. Esta acepção é mais utilizada na marinha.

Exemplos:

  • A alcateia se encontrava pronta para atacar as embarcações inimigas.
  • A matilha se encontrava pronta para atacar as embarcações inimigas.

Além dos significados acima expostos, matilha indica também um conjunto de vadios e alcateia indica também um conjunto de animais selvagens ou uma quadrilha de malfeitores.

Fique sabendo mais!
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o acento agudo foi abolido nos ditongos abertos ei e oi apenas nas palavras paroxítonas.

Antes do acordo: alcatéia, idéia, européia, heróico, jóia, …
Depois do acordo: alcateia, ideia, europeia, heroico, joia, …

Palavras relacionadas: matilha, alcateia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também