Matéria prima ou matéria-prima

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é matéria-prima. As palavras matéria prima escritas sem hífen, estão erradas. Devemos utilizar o substantivo comum feminino matéria-prima sempre que quisermos referir alguma coisa que serve de base para a fabricação de outra coisa. É uma palavra composta por justaposição das palavras: matéria + prima.

Exemplos:
O leite é a principal matéria-prima de origem animal.
A indústria têxtil utiliza o algodão como matéria-prima.
Esta empresa é responsável pelo transporte das matérias-primas para as indústrias.

Esta dúvida surge por causa das alterações na hifenização das palavras compostas trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009. Segundo este acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio.

Assim, a palavra matéria-prima deverá continuar sendo escrita com hífen, bem como outras palavras como: arco-íris, decreto-lei, ano-luz, guarda-chuva, segunda-feira,…

Palavra relacionada: matéria-prima.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Massa ou maça Matéria prima ou matéria-primaMatilha ou alcateia