Mascavo ou mascavado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas. Sempre que quisermos referir o açúcar que não é refinado, podemos utilizar as palavras mascavo ou mascavado. A palavra mascavo é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra mascavado é a mais utilizada no português de Portugal.

As palavras mascavo e mascavado são adjetivos, particípios do verbo mascavar. Este verbo é derivado do verbo menoscabar, que tem sua origem na palavra em latim vulgar minuscapare e se refere ao ato de separar o açúcar de melhor qualidade do açúcar de pior qualidade. Figurativamente, pode significar também o ato de falsificar, adulterar, corromper, bem como o ato de utilizar uma linguagem incorreta. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, as duas formas são corretas.

Exemplos:
Não sei se o açúcar mascavo é realmente mais saudável do que o açúcar refinado.
Não sei se o açúcar mascavado é realmente mais saudável do que o açúcar refinado.

Este bolo de canela foi feito com açúcar mascavo.
Este bolo de canela foi feito com açúcar mascavado.

Palavras relacionadas: mascavo, mascavado.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas