Maquiagem ou maquilagem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os substantivos comuns femininos maquiagem ou maquilagem sempre que quisermos referir os cosméticos e pinturas usados para embelezar e melhorar a aparência, bem como o resultado obtido com a utilização desses produtos. A palavra maquiagem é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra maquilagem, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que maquiagem.

As palavras maquiagem e maquilagem poderão ter sua origem na palavra em francês maquillage ou poderão ser formadas por derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos os verbos maquiar e maquilar mais o sufixo –agem: maquiar + -agem e maquilar + -agem. O sufixo nominal –agem sugere uma ação ou o efeito produzido. Transmite também uma noção de coletividade.

Exemplos:
Aprenda os melhores truques de maquiagem!
Aprenda os melhores truques de maquilagem!

Sua maquiagem está muito discreta e bonita.
Sua maquilagem está muito discreta e bonita.

Procure o lápis no meu estojo de maquiagem, por favor.
Procure o lápis no meu estojo de maquilagem, por favor.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Fique sabendo mais!
No português falado em Portugal existe ainda a palavra maquilhagem.

Palavras relacionadas: maquiagem, maquilagem.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas