Mantegueira ou manteigueira

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é manteigueira. A palavra mantegueira está errada. Sempre que nos quisermos referir ao recipiente onde guardamos e servimos a manteiga, devemos utilizar o substantivo comum feminino manteigueira.

A palavra manteigueira é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra manteiga mais o sufixo –eira.

Normalmente, na língua portuguesa, utilizamos o sufixo nominal –eiro(a) quando nos referimos ao lugar onde se guarda alguma coisa: manteigueira, galinheiro, tinteiro, chaveiro, cinzeiro,…

A difícil pronúncia dos dois ditongos ei, que estão tão próximos, faz com que a palavra seja pronunciada quase sempre de forma errada. A escrita e pronúncia corretas são manteigueira.

Exemplos:
Esta manteigueira já é da minha família há 30 anos.
Comprei uma manteigueira nova.
Preciso de manteiga. Onde está a manteigueira?

Palavra relacionada: manteigueira.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Mansinho ou mancinho Mantegueira ou manteigueiraMantém ou mantêm