Magnificiente ou magnificente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é magnificente. A palavra magnificiente está errada. Devemos utilizar o adjetivo magnificente sempre que quisermos referir alguma coisa ou alguém que tem magnificência, ou seja, que tem suntuosidade, esplendor, imponência, grandiosidade.

Exemplos:
Estão construindo um magnificente edifício no centro da cidade.
O rei nunca perde seu porte magnificente.
Deitada na praia, a menina contemplava o universo magnificente.

Magnificente tem sua origem na palavra em latim magnificente, sendo assim escrita com cen e não cien. Também a palavra magnificência deverá ser escrita cên e não ciên.

A palavra magnificente é um adjetivo uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o palácio magnificente/a igreja magnificente).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: magnificente, beneficente, indecente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavra relacionada: magnificente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também