Maciço ou massiço

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é maciço, com c. A palavra massiço, com ss, está errada. 

O adjetivo maciço indica alguma coisa que é compacta, encorpada, densa, espessa e sólida. Com sentido figurado, refere-se a alguma coisa feita em grande quantidade, com muita intensidade. 

Maciço pode ser também um substantivo masculino, indicando um conjunto de montanhas que formam um bloco em volta de um ponto culminante ou um conjunto compacto de alguma coisa, ou seja, uma massa ou um bloco. 

Exemplos com maciço

  • Este coelho de chocolate não é oco por dentro, é feito de chocolate maciço. (compacto) 
  • No seu primeiro espetáculo, a bailarina teve a presença maciça de todos os seus familiares e amigos. (em grande quantidade) 
  • Adoraria visitar o maciço das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. (bloco de montanhas) 

A palavra maciço tem sua origem na palavra em castelhano macizo, sendo assim escrita com c na segunda sílaba e não com ss: ma-ci-ço.

Maciço e massivo: não confundir!

Não devemos confundir maciço com massivo. Massivo tem sua origem na palavra francesa massif e se refere, entre outros significados, a alguma coisa feita em grande quantidade ou proporção. Com esse sentido é sinônimo de maciço.
 

Palavra relacionada: maciço.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas