Macete ou massete

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é macete, com c. A palavra massete, com ss, está errada. 

O substantivo masculino macete é usado, principalmente, para indicar um truque ou artimanha criativa usada na resolução de um problema.

Macete indica também um pequeno martelo usado por alguns profissionais que trabalham com a madeira, como carpinteiros, marceneiros e escultores. Pode significar ainda um pequeno maço de notas ou papéis.

Exemplos com macete

  • Você conhece algum macete para passar este nível do jogo?
  • Cuidado que essa porta tem macete para abrir.
  • O carpinteiro utiliza macete e outras ferramentas, como serrote e martelo.

Por que se escreve com c e não com ss?

Apesar da consoante c e do dígrafo ss apresentarem o mesmo som, o substantivo macete deve ser escrito com c, tendo por base a sua formação.

Macete é uma palavra formada por derivação sufixal. Foi acrescentado o sufixo -ete à palavra maço, alterando o seu sentido: maç(o) + -ete. Apesar de maço ser escrito com ç, macete é escrito com c porque, segundo as regras ortográficas do português, a cedilha não é usada antes da vogal i e da vogal e. O grupo silábico é: ça, ce, ci, ço, çu.

O sufixo -ete é um sufixo diminutivo, usado também na formação de outras palavras:

  • lembrete;
  • palacete;
  • diabrete;

Macete: verbo macetar

Macete é também a forma conjugada do verbo macetar na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo macetar é pouco utilizado, indica o ato de bater com maceta em algum lugar.

Verbo macetar - Presente do subjuntivo:
(Que eu) macete
(Que tu) macetes
(Que ele) macete
(Que nós) macetemos
(Que vós) maceteis
(Que eles) macetem

Verbo macetar - Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) maceta
(Ele) macete
(Nós) macetemos
(Vós) macetai
(Eles) macetem
 

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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