Luau ou lual

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é luau, com u final. A palavra lual, com l final, não existe. O substantivo masculino luau se refere a uma festa na praia, noturna e informal, com música, danças, fogueira, bebidas e comidas.

Exemplos:

  • Você vai ao luau no sábado?
  • Vamos fazer um voz e violão no luau?
  • O pessoal de economia está organizando um luau acadêmico.

A dúvida na escrita da palavra luau ocorre porque, primeiramente, é comum a consoante l não atuar como consoante velarizada, assumindo o som u e atuando como uma semivogal. Em segundo lugar porque, erradamente, é feita a associação da palavra luau com a palavra lua, como se "lual" fosse um adjetivo da palavra lua. Contudo, essa interpretação não é correta.   

O substantivo luau é um estrangeirismo, tendo sua origem no havaiano lu'au. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a forma aportuguesada da palavra (tal como batom, abajur, boxe,…), em outros utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…). No caso em questão, a palavra luau mantém sua forma original em havaiano.

Palavra relacionada: luau.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também