Logotipo ou logótipo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras logotipo e logótipo estão corretas e existem na língua portuguesa, sendo reconhecidas no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Podemos utilizar estas palavras sempre que quisermos referir uma representação visual composta por imagens e/ou letras que identifica, apresenta e individualiza uma marca, empresa, produto,… Em tipografia, logotipo ou logótipo significam um bloco único de duas ou mais letras, usadas na composição tipográfica manual. A palavra logótipo é tida pelos dicionários como sendo a mais gramaticalmente correta. Contudo, os falantes claramente privilegiam o uso da palavra logotipo, sendo esta a forma mais socialmente aceita. São palavras muito utilizadas na publicidade, marketing e branding.  

Exemplos:

  • Quem foi o designer responsável pela criação do logotipo da empresa?
  • Quem foi o designer responsável pela criação do logótipo da empresa?
  • Não acho que este logotipo represente as características do esporte.
  • Não acho que este logótipo represente as características do esporte.
  • Não me lembro do nome do produto, mas com certeza reconheço o logotipo.
  • Não me lembro do nome do produto, mas com certeza reconheço o logótipo.

As palavras logotipo e logótipo são formadas por composição por justaposição dos elementos de formação logo- e -tipo: logo- + -tipo = logotipo. Em logotipo (lo-go-ti-po) a sílaba tônica é o ti, sendo uma palavra paroxítona e em logótipo (lo-gó-ti-po) a sílaba tônica é o gó, sendo uma palavra proparoxítona. Segundo as regras do português, com o elemento de formação –tipo ocorre a formação de palavras proparoxítonas, como estereótipo e fotótipo. Dada essa razão, a palavra logótipo, proparoxítona, é considerada a mais correta, mesmo sendo a menos usada.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de logótipo e logotipo não há erro, podendo ser uma palavra proparoxítona ou paroxítona.

Fique sabendo mais!
A palavra logo, significando a forma reduzida de logotipo ou logótipo, deverá ser utilizada apenas em linguagem oral. A palavra logomarca, embora polêmica, é considerada por muitos como sinônimo de logotipo e logótipo.

Palavras relacionadas: logotipo, logótipo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Logotipo ou logomarca Logotipo ou logótipo Loiro ou louro