Livre-arbítrio ou livre arbítrio

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é livre-arbítrio. O uso das palavras livre arbítrio, sem hífen, é desaconselhado. O substantivo masculino livre-arbítrio deve ser utilizado sempre que quisermos referir uma liberdade de atuação segundo próprio discernimento. 

Exemplos:

  • Essas decisões foram tomadas de livre-arbítrio.
  • Você pode dar sua opinião, mas tenho livre-arbítrio de decidir minhas próprias ações.
  • O professor de filosofia ensinou o conceito de livre-arbítrio.

Livre-arbítrio é uma palavra composta por justaposição das palavras livre + arbítrio. É sinônima de  livre-alvedrio, liberdade, autonomia, autogoverno e independência

A dúvida na escrita de livre-arbítrio surge por causa das alterações na hifenização das palavras compostas trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009. Segundo este acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio.

Assim, a palavra livre-arbítrio deverá continuar sendo escrita com hífen, bem como outras palavras como: arco-íris, decreto-lei, ano-luz, guarda-chuva, segunda-feira, livre-câmbio, livre-rodagem, livre-pensamento, livre-troca, livre-culto, livre-docência,...

Palavra relacionada: livre-arbítrio.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Lista ou listra Livre-arbítrio ou livre arbítrio Livre-comércio ou livre comércio