Lista ou listra

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras lista e listra existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus significados e ambas estão corretas. Embora tenham significados similares podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra. Lista e listra se referem a uma risca, uma faixa. Além deste significado, lista também significa uma listagem, uma enumeração ou o cardápio de um restaurante.

A palavra lista tem uma origem incerta, podendo vir do italiano lista ou do francês liste. Refere-se a uma tira comprida e estreita feita sobre qualquer material, sendo, neste sentido, sinônimo de listra, risca, faixa, estria, traço, raia. Refere-se ainda a uma enumeração de nomes ou qualquer outra informação, sendo, também, sinônimo de listagem, rol, relação, catálogo. Neste sentido, a palavra lista é também utilizada com significado de cardápio, menu.

A palavra listra tem sua origem na palavra lista, sendo formada por epêntese, ou seja, através do acréscimo da consoante r no meio da palavra, sem um valor determinado. Listra, com sentido mais restrito do que lista, se refere somente a uma tira comprida e estreita feita sobre qualquer material, sendo sinônimo de lista, risca, faixa, estria, traço, raia.

Exemplos:
Lista - com sentido de rol, relação, listagem:
Procure, por favor, este nome na lista telefônica.
Depois do que ela fez, ficou na minha lista negra.
A professora entregou aos pais uma lista com todo o material escolar.

Lista ou listra - com sentido de risca, faixa, traço:
Comprei uma blusa com listas muito bonita e bem baratinha.
Comprei uma blusa com listras muito bonita e bem baratinha.

O pintor está pintando umas listas coloridas naquela parede.
O pintor está pintando umas listras coloridas naquela parede.

Por favor, não pise as listas que estão desenhadas no chão.
Por favor, não pise as listras que estão desenhadas no chão.

Palavras relacionadas: lista, listra.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também