Leem ou lêem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é leem, sem acento circunflexo. Leem é a forma conjugada do verbo ler na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo. A palavra lêem, com acento circunflexo, está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico. A palavra lêm também está errada.

Verbo ler - Presente do indicativo:
(eu) leio
(tu) lês
(ele) lê
(nós) lemos
(vós) ledes
(eles) leem

Exemplos com leem

  • Meu pai e minha mãe leem o jornal no domingo.
  • Meus filhos leem todos os dias antes de dormir.
  • Você acha que eles leem isso ainda hoje?

O verbo ler é um muito utilizado pelos falantes, possuindo vários significados. Indica o ato de decifrar e interpretar a escrita, bem como o ato de percorrer com a visão, de examinar profundamente e de enunciar em voz alta. Pode significar ainda o ato de inferir por meio de indícios, de adivinhar o futuro e de lecionar. 

Assim, ler é sinônimo de decifrar, descodificar, compreender, apreender, pronunciar, recitar, consultar, estudar, concluir, adivinhar, ensinar, entre outros.

Leem e o Acordo Ortográfico

Segundo o atual acordo ortográfico, o acento circunflexo não será mais utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. 

Antes da reforma ortográfica: eles lêem, eles crêem, eles dêem, eles vêem,…
Depois da reforma ortográfica: eles leem, eles creem, eles deem, eles veem,…

Têm e vêm: não confundir!

Os verbos ter e vir e os seus derivados, quando conjugados na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, possuem apenas terminação -em, mantendo assim o acento circunflexo: eles têm, eles vêm, eles mantêm, eles detêm,…

Exemplo com a terminação -êm:

  • Elas têm uma família enorme.
  • Os viajantes vêm de tão longe!
  • Eles mantêm as tradições em todas as festas.

Palavra relacionada: ler.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

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