Layout ou leiaute

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem e estão corretas. A palavra layout é a palavra original em inglês e leiaute é a forma aportuguesada da palavra. Podemos optar por usar qualquer uma das duas palavras, embora a palavra layout ainda seja a mais utilizada e socialmente aceita. Layout ou leiaute são palavras utilizadas principalmente na arte gráfica e na informática, indicando o esboço de um trabalho que engloba títulos, mancha de texto, imagens, cores, gráficos,… inseridos numa página ou documento e que representam um projeto gráfico final. Layout e leiaute podem significar ainda o arranjo físico dos elementos de um espaço, visando proporcionar uma boa funcionalidade.

Exemplos:

  • O layout será apresentado ao cliente na reunião.
  • O leiaute será apresentado ao cliente na reunião.
  • O designer gráfico ainda está trabalhando no layout da página.
  • O designer gráfico ainda está trabalhando no leiaute da página.
  • O novo layout da fábrica melhorou os níveis de produtividade dos funcionários.
  • O novo leiaute da fábrica melhorou os níveis de produtividade dos funcionários.

Leiaute é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra em inglês layout. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra (tal como batom, abajur, boxe,…). No caso em questão, podemos utilizar a palavra original em inglês layout ou a forma aportuguesada leiaute. Esta palavra já se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. 

Fique sabendo mais!
As palavras estrangeiras, como layout, devem ser grafadas com algum sinal indicativo da sua condição de palavra de outro idioma: em itálico, entre aspas, sublinhadas, em negrito.

Palavras relacionadas: layout, leiaute.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também