Lagartixa ou largatixa

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é lagartixa. A palavra largatixa está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino lagartixa sempre que quisermos referir um pequeno lagarto trepador e insetívoro, também conhecido como sardanisca, geco, catenga. Esta palavra também se refere, popularmente, a um alpinista ou a uma mulher magra e flexível.

A palavra lagartixa tem sua origem na palavra em castelhano lagartija, que antigamente se escrevia lagartixa. Sendo a palavra espanhola lagartija escrita com la na primeira sílaba e com gar na segunda sílaba, também assim deverá ser escrita a palavra portuguesa lagartixa.

Além disso, todas as palavras cognatas de lagarto, cuja origem é o latim lacartus, deverão ser escritas com la na primeira sílaba e gar na segunda sílaba: lagarto, lagarta, lagartixa, lagarteiro,…

Exemplos:
As lagartixas são insetívoras e se alimentam de baratas, moscas, besouros, grilos,…
Existem inúmeras variedades de lagartixa no mundo.
Ele é tão bom alpinista que mais parece uma lagartixa.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de lagartixa, erradamente há uma troca do r da segunda sílaba para a primeira sílaba.

Palavra relacionada: lagartixa.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também