Lactante ou lactente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A mãe que amamenta é a lactante. O bebê que é amamentado é o lactente. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

Exemplo: A lactante amamenta o lactente.

Lactante, enquanto adjetivo, se refere a quem ou àquilo que produz leite. Enquanto substantivo feminino, se refere à mulher que amamenta. Tem sua origem na palavra em latim lactantis, devendo assim ser escrita com a na segunda sílaba: lac - tan - te.

Exemplos:

  • A alimentação da lactante deve ser rica, saudável e diversificada.
  • Esta unidade de saúde fornece apoio a gestantes e lactantes.

Lactente pode ser um adjetivo ou um substantivo e se refere a um bebê ou filhote que mama. Pode se referir também a qualquer criança até completar o fim da primeira dentição. Tem sua origem na palavra em latim lactentis, devendo assim ser escrita com e na segunda sílaba: lac – ten – te.

Exemplos:

  • Esta medicação é apropriada a lactentes.
  • Como lidar com as cólicas do lactente?

As palavras lactante e lactente, além de substantivos comuns, podem ser adjetivos de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a capacidade lactante / o responsável lactante; o bebê lactente / a criança lactente).

Palavras relacionadas: lactante, lactente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também