Júri ou jurado

Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa. A palavra júri é um substantivo coletivo masculino, ou seja, júri é um conjunto de jurados. A palavra jurado pode ser um adjetivo, um substantivo comum masculino ou o particípio do verbo jurar. Assim, pode significar a pessoa que está em juramento ou algo que foi declarado, assegurado. Seus significados são parecidos, mas as duas palavras devem ser usadas de forma diferente.

Júri tem sua origem na palavra em inglês jury e, sendo um substantivo coletivo, se refere a um conjunto de jurados, ou seja, a um conjunto de pessoas com funções de ajuizar, julgar, avaliar, examinar. A palavra júri é paroxítona e deverá ser acentuada, respeitando a regra de acentuação do português em que todas as paroxítonas terminadas em –i e –is deverão ser acentuadas graficamente.

Exemplos:
Os membros do júri deliberaram uma sentença favorável.
O júri se encontra reunido neste momento.
Neste concurso literário, o júri julgará a qualidade e o mérito das obras.

Jurado tem sua origem na palavra em latim juratu e, como substantivo comum masculino, se refere a cada um dos elementos que compõem o júri, ou seja, se refere à pessoa que presta juramento. Como adjetivo é sinônimo de declarado, manifesto, assegurado, ameaçado. Pode ser ainda o particípio do verbo jurar.

Exemplos:
Os jurados estão reunidos em deliberações. (Substantivo comum masculino)
Ela, tendo jurado dizer a verdade, saiu da sala. (Particípio do verbo jurar)
Aquele homem é meu inimigo jurado. (Adjetivo)

Palavras relacionadas: júri, jurado, jurar.

Atualizado em
Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também