Itens ou ítens

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é itens, sem acento agudo. Itens é o plural da palavra item, igualmente escrita sem acento agudo. A palavra ítens, com acento no i, está errada.

Já li o primeiro item da lista.
Já li os primeiros itens da lista.

Sendo uma palavra paroxítona, com a penúltima sílaba como sílaba tônica, a palavra item não é acentuada graficamente, visto as palavras paroxítonas, maioritariamente, não necessitarem de um acento que marque a sílaba tônica.

Apenas deverão ser acentuadas graficamente as palavras paroxítonas terminadas em: -r, -x, -n, -l, -ps, -om, -ons, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos e ditongos orais. 

Assim, as palavras terminadas em -em e -ens, como item e itens, não são escritas com acento:

  • item e itens;
  • jovem e jovens;
  • homem e homens;
  • nuvem e nuvens;
  • ...

Formação do plural: itens ou items?

Uma dúvida frequente na formação do plural de palavras terminadas em -m é a escrita da forma no plural com -ns ou -ms.

Segundo a regra de formação do plural dos substantivos terminados em -am, -em, -im, -om, -um, deverá ser feita a substituição do -m por -ns. Assim, apenas está correta a palavra itens, com ns, estando errada a palavra items, com ms. 

Substituição do -m por -ns no plural:

  • item - itens;
  • garagem - garagens;
  • álbum - álbuns;
  • amendoim - amendoins;
  • batom - batons;
  • ...

Significado de itens

A palavra itens é usada em listas, inventários, regulamentos, contratos,... para indicar cada uma das unidades enumeradas de um determinado conjunto, sendo sinônima de pontos, elementos ou cláusulas. Itens pode indicar também quaisquer artigos, mercadorias, objetos ou produtos.

Exemplos com itens

  • Quantos itens do inventário já foram verificados?
  • Esta lista tem mais de duzentos itens.
  • Apenas consegui redigir os três primeiros itens do contrato.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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