Irascível ou irrascível

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é irascível. A palavra irrascível está errada. Devemos utilizar o adjetivo irascível sempre que quisermos referir alguém que se irrita facilmente, demonstrando ira, raiva e irritação. Assim, irascível é sinônimo de irritável, iracundo, irritadiço, esquentado, colérico, irritado, entre outros.

A palavra irascível tem sua origem na palavra em latim irascibile, devendo assim ser escrita apenas com um r, nunca com rr. Este erro poderá ter origem na associação da palavra irascível com a palavra irritação, escrita com rr. Contudo, a palavra irascível é cognata de ira, com um r. Apenas com r deverão também ser escritas todas as outras palavras cognatas de irascível, como irascibilidade, irar, iracundo e irado.

Exemplos: 

  • Aquele homem tem um temperamento irascível, ficando irado com qualquer coisa.
  • O leão atacou o treinador de um modo violento e irascível.
  • É surpreendente a forma irascível como você reage quando você é contrariada.

Irascível é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, uniforme, apresentando a mesma forma no gênero masculino e no gênero feminino: o homem irascível/a mulher irascível. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes: irascível, cognoscível, amável, azul, fiel, cordial, banal,…

Palavra relacionada: irascível.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também