Iogurte ou iorgute

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é iogurte. A palavra iorgute está errada. Devemos utilizar o substantivo comum masculino iogurte sempre que quisermos referir o alimento cremoso, industrializado ou caseiro, feito com leite coalhado por fermentação bacteriana, muito utilizado na culinária turca e búlgara. É fermentado por bactérias como o lactobacilo e o estreptococo que promovem o bom funcionamento intestinal.

A palavra iogurte tem sua origem na palavra turca yoghurt, devendo assim ser escrita com r depois da vogal u da terceira sílaba e não depois da vogal o na segunda sílaba (i-o-gur-te). Também assim deverá ser escrita a palavra iogurteira, cognata de iogurte.

Exemplos:
O iogurte é um alimento com excelentes propriedades nutricionais, fortalecendo o sistema imunológico.
O iogurte é rico em cálcio, sendo essencial para evitar a osteoporose.
Você conhece alguma receita de iogurte natural caseiro?

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de iogurte, erradamente há uma troca do r da terceira sílaba para a segunda sílaba.

Palavra relacionada: iogurte.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas