Intúito ou intuito

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é intuito, sem acentuação gráfica. A palavra intuíto, com acento agudo, está errada.

O substantivo masculino intuito indica aquilo que se tem em vista, que se pretende, sendo sinônimo de objetivo, propósito, intento, intenção, ideia, fim, desígnio, escopo e plano, entre outros.

Exemplos com intuito

  • As atividades tinham o intuito de promover os hábitos de leitura dos alunos. 
  • Apenas tenho o intuito de facilitar as etapas do processo.
  • Confesse! Qual o seu verdadeiro intuito?

Pronúncia e separação silábica de intuito

A palavra intuito é uma palavra trissilábica, formada pelo ditongo ui na segunda sílaba: in-tui-to. Embora esse ditongo seja frequentemente pronunciado de forma errada, separado como se fosse um hiato, o ditongo permanece unido na mesma sílaba, devendo ser pronunciado de forma junta, com a vogal u como vogal tônica. 

Intuito é também uma palavra paroxítona, tendo a sílaba tui como sílaba tônica: in-TUI-to. As palavras paroxítonas, conforme  as regras de acentuação da língua portuguesa, não necessitam da presença de um acento que marque a sílaba tônica. Assim, maioritariamente, não são acentuadas.

A palavra intuito deverá ser pronunciada com a tonicidade na vogal u da sílaba tui, como as palavras:

  • circuito;
  • fortuito;
  • gratuito.

Intuíto: erro de prosódia 

A escrita e pronúncia intuíto, com tonicidade na vogal i, estão erradas. É um erro de prosódia que erradamente transforma o ditongo ui num hiato com as vogais sendo pronunciadas de forma separada.

A prosódia é uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. 

Palavra relacionada: intuito.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas