Intitulado ou entitulado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é intitulado. Entitulado está errado. Intitulado é o particípio do verbo intitular, que se refere ao ato de dar título ou nome a alguém ou a alguma coisa, bem como ao ato de ter determinado nome ou título, ou seja: chamar, denominar, designar, nomear, apelidar e batizar. Assim, devemos utilizar o adjetivo intitulado sempre que quisermos referir alguma coisa que se intitulou, sendo sinônimo de nomeado, denominado, designado, chamado, apelidado, titulado, batizado, entre outros.

A palavra intitulado é o particípio do verbo intitular, que tem sua origem na palavra em latim intitulare. Assim, as palavras intitular e intitulado deverão ser escritas com i inicial, não com e. Também com i deverão ser escritas as palavras cognatas de intitular, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da mesma família: intitular, intitulado, intitulamento, intitulação, …
Verbo intitular – particípio: intitulado
Verbo intitular – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) intitulei
(Tu) intitulaste
(Ele) intitulou
(Nós) intitulamos
(Vós) intitulastes
(Eles) intitularam

Exemplos:
Aquele funcionário foi intitulado chefe do grupo de trabalho.
Este livro será intitulado novamente, porque seu nome é ambíguo.
O morador do quinto andar foi intitulado síndico do prédio.

Palavra relacionada: intitular.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também