Interclasse ou inter-classe

A forma correta de escrita da palavra é interclasse. A palavra inter-classe, com hífen, está errada. O adjetivo interclasse se refere a jogos, torneios ou competições que se realizam entre competidores e equipes de classes diferentes.

Exemplos:

  • Vocês vão participar no torneio interclasse?
  • Nosso colégio irá organizar uma competição interclasse.
  • Começa amanhã uma competição interclasse sobre conhecimento geral.

Interclasse é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido: inter- + classe. O prefixo inter-, de origem latina, é sinônimo de entre e pode transmitir uma noção de posição média ou de relação recíproca.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos: inter-humano, inter-hemisférico, inter-regional, inter-racial,... 

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. 
Exemplos: interclasse, intermediário, interparlamentar, interdentário,...

Interclasse é um adjetivo de dois gêneros e dois números, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino, quer no singular. quer no plural (o torneio interclasse / a competição interclasse; o jogo interclasse / os jogos interclasse).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos de dois gêneros, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: interclasse, indecente, competente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, entre outros.

Palavra relacionada: interclasse.

Outras dúvidas

Veja também