Insipiência ou incipiência

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras insipiência e incipiência existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O substantivo insipiência se refere à condição do que é insipiente, se referindo assim a uma falta de ciência, de conhecimentos ou de saberes, bem como a uma falta de sensatez. O substantivo incipiência se refere à condição do que é incipiente, se referindo assim ao começo de alguma coisa.

Insipiência tem sua origem na palavra em latim insipientia, devendo assim ser escrita com s na segunda sílaba. Com s deverá ser também escrita a palavra insipiente, cognata de insipiência. Este substantivo feminino é sinônimo de desconhecimento, ignorância, insciência, bem como de imprudência e insensatez.

Exemplos:
Uma minoria privilegiada evolui, mas o povo continua numa grande insipiência.
Não me culpe de sua insipiência, estude mais e seja mais participativo nos temas da atualidade.

Incipiência tem sua origem na palavra em latim incipientia, devendo assim ser escrita com c na segunda sílaba. Com c deverá ser também escrita a palavra incipiente, cognata de incipiência. Este substantivo feminino é sinônimo de começo, início e princípio.

Exemplos:
Não se preocupe muito, você ainda está na incipiência de sua vida.
A incipiência de uma nova fase é sempre repleta de hesitações e dúvidas.

As palavras insipiência e incipiência são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: incipiência/insipiência, senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…

Palavras relacionadas: insipiência, incipiência.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Inserção ou insersão Insipiência ou incipiênciaInsistir ou incistir