Inquirir ou inquerir

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O verbo inquirir significa, principalmente, o ato de interrogar e pesquisar. É um verbo muito utilizado pelos falantes, principalmente com o significado de interrogar judicialmente. Já o verbo inquerir tem uma utilização muitíssimo reduzida, significando o ato de apertar com corda a carga transportada por animais.  

Exemplos:

  • Vamos inquirir os preços do mercado antes de definirmos o preço da nossa mercadoria. (pesquisar)
  • É preciso inquerir a carga para não cair durante a viagem. (apertar com corda)

O verbo inquirir se refere ao ato de interrogar judicialmente, de perguntar, de pesquisar e de se intrometer em assuntos alheios, sendo sinônimo de interrogar, perguntar, indagar, questionar, interpelar, pesquisar, investigar, averiguar, sondar, intrometer-se, bisbilhotar, fossar e mexericar, entre outras.

Exemplos:

  • Os investigadores vão inquirir as testemunhas.
  • A mulher inquiriu o marido sobre sua ausência.
  • O aluno inquiriu as causas da crise econômica mundial.
  • Minha vizinha é fuxiqueira, vive inquirindo todo mundo.

Inquirir tem sua origem na palavra em latim inquirere, devendo assim ser escrito com i na segunda sílaba. Também com i na segunda sílaba deverão ser escritas todas as palavras cognatas de inquirir, bem como todas as formas conjugadas desse verbo. 

Palavras da mesma família: inquirir, inquirido, inquirição, inquiridor, inquiridoria,…  
Verbo inquirir – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) inquiri
(Tu) inquiriste
(Ele) inquiriu
(Nós) inquirimos
(Vós) inquiristes
(Eles) inquiriram

O verbo inquerir tem uma origem obscura. Significando apenas o ato de apertar com corda uma carga transportada por animais, tem uma utilização muito reduzida.

Exemplos:

  • Vou sair assim que acabar de inquerir a carga.
  • Você sabe onde estão as cordas de inquerir?

Os verbos inquirir e inquerir são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: inquirir e inquerir, revezar e revisar, recrear e recriar, fruir e fluir, imergir e emergir, discriminar e descriminar, retificar e ratificar, entre outras.

Palavras relacionadas: inquirir, inquerir.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também