Infraestrutura ou infra-estrutura

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é infraestrutura. A palavra infra-estrutura está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar o substantivo feminino infraestrutura sempre que quisermos referir a parte inferior de uma estrutura, bem como as bases e as condições indispensáveis de uma sociedade ou organização. Pode significar ainda o sistema de serviços públicos básicos de uma cidade.

Exemplos:

  • O prédio pode desmoronar devido a uma infraestrutura de qualidade inferior. 
  • Serão construídas as infraestruturas necessárias para a realização do evento.
  • Esta cidade não dispõe das infraestruturas indispensáveis para uma boa condição de vida dos cidadãos.

Infraestrutura é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: infra- + estrutura. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo infra- é de origem latina e se refere a um lugar ou posição inferior.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
 
Exemplos: infra-axilar, infra-assinado, infra-humano, infra-hepático,… 

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.

Exemplos: infraestrutura, infracitado, infrarrenal, infrassom,… 

Palavra relacionada: infraestrutura.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Informar ou enformar Infraestrutura ou infra-estrutura Ingressar ou engressar