Infantojuvenil ou infanto-juvenil

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é infantojuvenil, sem hífen. A palavra infanto-juvenil está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. O adjetivo infantojuvenil indica que alguma coisa se refere ou está destinada à infância e à juventude.

Exemplos:

  • Ela é uma famosa escritora de literatura infantojuvenil.
  • Em alguns países, o trabalho infantojuvenil é, ainda, uma triste realidade.
  • Nesta palestra serão exploradas formas de combate à violência infantojuvenil. 

Infantojuvenil é uma palavra formada a partir de recomposição de elementos não autônomos ou falsos prefixos, unindo dois vocábulos numa só palavra: infanto- + juvenil. O elemento de formação de palavras infanto- é de origem latina e transmite uma noção de criança, de infantil.  

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen apenas é utilizado quando o prefixo/ elementos não autônomo/falso prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente, sendo este o caso do adjetivo infantojuvenil. Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.

Infantojuvenil é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, uniforme, apresentando a mesma forma no gênero masculino e no gênero feminino: a literatura infantojuvenil/o trabalho infantojuvenil. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes: cognoscível, possível, fluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,…

Palavra relacionada: infantojuvenil.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Inesplicável ou inexplicável Infantojuvenil ou infanto-juvenilInfarto ou enfarte