Indescente ou indecente

Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é indecente. A palavra indescente está errada. Devemos utilizar o adjetivo indecente sempre que quisermos referir alguma coisa ou alguém que não tem decência e pudor, sendo sinônimo de devasso, libertino, depravado, desavergonhado, descarado, despudorado, indecoroso, safado, imoral, obsceno, entre outros. Refere-se também a alguma coisa que não é adequada, isto é, que é inconveniente, imprópria, inadequada, censurável, condenável, inoportuna,… Indecente pode significar ainda algo que choca por ser imenso, enorme, exagerado.

Exemplos:
Considero que esta é uma proposta indecente.
Fico chocada com seus modos indecentes.
Que saia tão indecente, troque já de roupa!

A palavra indecente tem sua origem na palavra latina indecens, devendo assim ser escrita sem s antes do c. Também assim deverão ser escritas todas as palavras cognatas de indecente, como indecência e indecentemente.

A palavra indecente é um adjetivo de dois gêneros ou uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a menina indecente/o menino indecente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: indecente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavra relacionada: indecente.


Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também