Inconveniente ou incoveniente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é inconveniente. A palavra incoveniente está errada. Enquanto adjetivo, inconveniente se refere a alguém ou algo inapropriado, desvantajoso ou indecente. Enquanto substantivo masculino, indica uma dificuldade ou desvantagem. 

Exemplos:

  • Você acaba ficando inconveniente se ficar perguntando sempre as mesmas coisas.
  • A mudança do horário de expediente foi inconveniente para mim.
  • O único inconveniente dessa proposta é ser necessária a assinatura de cinquenta por cento dos moradores.

A palavra inconveniente, tendo sua origem na palavra em latim imperial inconvenientis, deverá ser escrita com n na segunda sílaba: in - con - ve- ni - en - te. Também dessa forma deverá ser escrita a palavra inconveniência, cognata de inconveniente.

O adjetivo inconveniente é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, um adjetivo uniforme que apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o homem inconveniente / a mulher inconveniente; o problema inconveniente / a decisão inconveniente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: inconveniente, excelente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de inconveniente, erradamente não se pronuncia o n final da segunda sílaba.

Palavra relacionada: inconveniente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também