Inconstitucionalissimamente ou inconstitucionalicimamente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é inconstitucionalissimamente. A palavra inconstitucionalicimamente está errada. Devemos utilizar o advérbio inconstitucionalissimamente sempre que quisermos referir alguma coisa feita de modo absolutamente inconstitucional, ou seja, que vai contra a constituição de um país, contra seu o conjunto de leis, sendo assim ilegal. A palavra inconstitucionalissimamente é sinônima de anticonstitucionalissimamente.

A palavra inconstitucionalissimamente é formada partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo -mente à palavra inconstitucionalíssima - forma feminina do grau superlativo absoluto sintético de inconstitucional. O sufixo –mente é um sufixo adverbial que se junta à forma feminina de um adjetivo dar origem a um advérbio de modo, como: absolutamente, bondosamente, lindamente, rapidamente,…

Exemplos:
Foram tomadas medidas inconstitucionalissimamente duvidosas.
A palavra inconstitucionalissimamente é uma das maiores palavras existentes no português.

Fique sabendo mais!
A palavra inconstitucionalissimamente é tida, pelo Guinness Book of Records, como a maior palavra portuguesa. Embora não seja a maior, é uma das maiores palavras não técnica da língua portuguesa que se encontram registradas em dicionários. Em primeiro lugar se encontra a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Neste grupo de grandes palavras encontramos também as palavras pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, anticonstitucionalissimamente e oftalmotorrinolaringologista.

Palavra relacionada: inconstitucionalissimamente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Incomum ou em comum Inconstitucionalissimamente ou inconstitucionalicimamenteIncontrovérsia ou incontroversa