Inadmissível ou inadimissível

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é inadmissível. A palavra inadimissível está errada. Devemos utilizar o adjetivo inadmissível para referir algo que não se admite ou aceita, sendo inaceitável, inconcebível, imperdoável, incabível, intolerável, insuportável,…

Exemplos:

  • É inadmissível que você continue casada com ele depois de tudo o que aconteceu.
  • Este comportamento insurreto é inadmissível.
  • Atitudes racistas e preconceituosas são inadmissíveis nesta instituição.

O adjetivo inadmissível tem cinco sílabas: i - nad - mis - sí - vel. O encontro das consoantes d e m é um encontro consonantal imperfeito, dado que as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba. O d é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão da vogal i. 

A palavra inadmissível é formada a partir de derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo in- à palavra admissível: in- + admissível. O prefixo in- é de origem latina e significa uma negação. O adjetivo admissível tem sua origem na palavra em latim admissus, devendo assim ser escrita sem i entre as consoantes d e m.

Inadmissível é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, um adjetivo uniforme que apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o comportamento inadmissível/a atitude inadmissível). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes: amável, fiel, cordial, banal, azul, entre outros.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de inadmissível, erradamente se pronuncia um i juntamente com a consoante d.

 

Palavra relacionada: inadmissível.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

In situ e ex situ Inadmissível ou inadimissívelInbox, imbox ou in box