Impeachment ou impitimam

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é impeachment. A palavra impitimam está errada. O substantivo masculino impeachment indica a destituição de um cargo de governo, sendo sinônimo de impedimento, afastamento, demissão, deposição, desocupação, destituição, exoneração e retirada.

Num impeachment, o poder legislativo destitui o governante por crimes de responsabilidade e de abuso do poder, que comprometem os interesses da Nação. 

Exemplos com impeachment

  • O povo brasileiro pede o impeachment da atual Presidente da República.
  • O impeachment do presidente Fernando Collor foi em 1992.
  • Impeachment é um processo de impugnação do mandato de um governante do poder executivo ou judiciário.

Impeachment: um estrangeirismo

Impeachment é um estrangeirismo, sendo a forma original de escrita da palavra em inglês. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a forma aportuguesada da palavra (como batom, abajur, boxe,…), em outros utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…). No caso em questão, a palavra impeachment é usada em sua forma original.

Deve ser grafada em itálico ou entre aspas, sendo necessário que haja algum sinal que indique a sua condição de palavra estrangeira.

Palavra relacionada: impeachment.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também