Ignorante, ingnorante ou iguinorante

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é ignorante. As palavras ingnorante e iguinorante estão erradas. A palavra ignorante pode se referir a algo ou a alguém que não tem conhecimentos, sendo sinônimo de iletrado, analfabeto, leigo, desconhecedor, desinformado, inculto, entre outros. Pode se referir também a alguma coisa ou a alguém que é grosseiro, descortês, estúpido, indelicado, mal-educado, rude, bruto,… Significa ainda uma pessoa que não tem malícia, sendo ingênua, inocente e pura.

Exemplos:
Sou completamente ignorante nessa matéria.
Que comportamento tão ignorante! Acalme-se!
Ele é das pessoas mais ignorantes que eu já conheci.

A palavra ignorante tem sua origem na palavra em latim ignorantes, devendo assim ser escrita sem n após o i da primeira sílaba e sem a formação da sílaba gui, ou seja, sem ui entre as consoantes g e n.

A errada pronúncia de ingnorante em vez de ignorante é um erro de fonética e se deve à assimilação do traço da vogal nasal da terceira sílaba (an), havendo uma errada extensão desse traço de nasalidade para a primeira sílaba. O fenômeno linguístico da assimilação da nasalidade de um fonema anterior ou posterior é frequente no português. São considerados erros de ortoépia, ou seja, erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

A errada pronúncia de iguinorante em vez de ignorante ocorre por vocalização de uma sílaba que não existe (gui). O encontro das consoantes g e n é um encontro consonantal imperfeito, dado que as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba. O g é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão das vogais ui. A palavra ignorante possui apenas quatro sílabas: ig – no – ran – te. Este é considerado, também, um erro de ortoépia.

Ignorante pode ser um substantivo ou um adjetivo de dois gêneros, ou seja, uniforme, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: o ignorante/a ignorante; o homem ignorante/a mulher ignorante; a atitude ignorante/o comportamento ignorante. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: herege, ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavra relacionada: ignorante.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Iena ou hiena Ignorante, ingnorante ou iguinorante Ignorar ou iguinorar