Idiossincrasia ou idiossincracia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é idiossincrasia. A palavra idiossincracia está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino idiossincrasia sempre que quisermos referir uma característica comportamental ou estrutural de uma pessoa que faz com que ela reaja de forma própria às influências exteriores. Refere-se também a hábitos comportamentais de uma pessoa ou de um grupo. Assim, idiossincrasia é sinônimo de constituição, temperamento, disposição, característica, comportamento, estrutura, especificidade, particularidade, peculiaridade, natureza, entre outros. Na medicina, indica uma sensibilidade que uma pessoa pode apresentar a um medicamento ou droga, ou seja, uma alergia, anafilaxia, hipersensibilidade ou suscetibilidade.

A palavra idiossincrasia tem sua origem na palavra em grego idiosygkrasía, que significa temperamento peculiar. Dada sua origem, deverá ser escrita com s na penúltima sílaba, formando a sílaba si, e não com c. Também com s deverá ser escrita a palavra idiossincrásico, cognata de idiossincrasia.

Exemplos:
Na medicina, uma idiossincrasia se refere a uma hipersensibilidade ou alergia que uma pessoa tem a um medicamento.
Gostar de samba e do Carnaval é uma idiossincrasia dos cariocas.
Se você for definir idiossincrasias de grupos sociais, tenha cuidado para não alimentar certos estereótipos.

Palavra relacionada: idiossincrasia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Identidade ou indentidade Idiossincrasia ou idiossincraciaIdolatrada ou idrolatada