Identidade ou indentidade

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é identidade. A palavra indentidade está errada. O substantivo feminino identidade se refere à característica do que é idêntico ou semelhante, sendo sinônimo de igualdade, paridade, semelhança, afinidade, parecença e similitude. Refere-se também às características próprias de uma pessoa, às características que a identificam, ou seja, à sua identificação e individualidade. É uma palavra muito utilizada pelos falantes para indicar a carteira ou cédula de identidade, sendo a forma reduzida das mesmas.

A errada pronúncia de indentidade em vez de identidade é um erro de fonética e se deve à assimilação do traço da vogal nasal da segunda sílaba (en), havendo uma errada extensão desse traço de nasalidade para a primeira sílaba. O fenômeno linguístico da assimilação da nasalidade de um fonema anterior ou posterior é frequente no português. São considerados erros de ortoépia, ou seja, erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

A palavra identidade tem sua origem na palavra em latim identitate, devendo assim ser escrita com n apenas na segunda sílaba (i-den-ti-da-de). Também assim deverão ser escritas as palavras cognatas de identidade, como identitário.

Exemplos:
Como perdi minha identidade, terei que pedir a emissão da segunda via.
A vítima não revelou identidade do agressor.
Somos amigos porque temos identidade de interesses e modos de pensar.

Palavra relacionada: identidade.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também