Houvesse ou ouvesse

A forma correta de escrita da palavra é houvesse, com h inicial. A palavra ouvesse não existe.

Houvesse é a forma conjugada do verbo haver na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu houvesse, se ele houvesse.

Ouvesse é uma palavra errada. Não é uma forma conjugada do verbo ouvir. Embora exista a forma verbal ouve, no pretérito imperfeito do subjuntivo, o verbo ouvir fica conjugado com i na segunda sílaba: se eu ouvisse, se ele ouvisse.

Exemplos com houvesse

  • Se houvesse mais dinheiro, tudo seria mais fácil.
  • Eu ficaria mais satisfeita se houvesse boa vontade da parte dela.
  • Se houvesse ovos, eu faria um bolo.

Conjugação do verbo haver

O verbo haver é um verbo irregular e, por isso, apresenta alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado. Em houvesse, ocorre a alteração do radical hav- para houv-.

Verbo haver - Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) houvesse
(Se tu) houvesses
(Se ele) houvesse
(Se nós) houvéssemos
(Se vós) houvésseis
(Se eles) houvessem 

Além disso, o verbo haver apresenta diversas particularidades na sua conjugação. Quando atua como verbo auxiliar, sinônimo de ter, é conjugado em todas as pessoas verbais. Quando atua como verbo impessoal, sinônimo de existir, não tem sujeito, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular. 

E ouve-se? Está correto?

Sim, está correto. Ouve-se é a forma conjugada do verbo ouvir na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com o pronome se. Em ouve-se, a sílaba tônica da palavra é ou (OU-ve- -se).

O pronome se atua como partícula apassivadora, havendo concordância com o sujeito paciente. O verbo pode, então, ser conjugado no singular ou no plural.

Exemplos com ouve-se:

  • Ouve-se a gritaria dos vizinhos.
  • Ouve-se muita mentira por aí.

Exemplos com ouvem-se:

  • Ouvem-se os gritos dos vizinhos.
  • Ouvem-se muitas mentiras por aí.

Outras dúvidas

Veja também