Hidrelétrica ou hidroelétrica

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras hidrelétrica ou hidroelétrica sempre que quisermos referir uma usina que utiliza força hidráulica na produção de energia elétrica. Hidrelétrica é a palavra mais socialmente aceita, sendo a mais utilizada pelos falantes.

As palavras hidrelétrica e hidroelétrica são formadas por derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo hidr(o)- mais a palavra elétrica. O prefixo hidr(o)- é um elemento de formação de palavras de origem grega e exprime a ideia de água.

Exemplos:
A usina hidrelétrica de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo.
A usina hidroelétrica de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidroelétrica do mundo.

As usinas hidrelétricas produzem energia elétrica aproveitamento e transformando a energia proveniente da correnteza dos rios.
As usinas hidroelétricas produzem energia elétrica aproveitamento e transformando a energia proveniente da correnteza dos rios.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: hidrelétrica, hidroelétrica.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também