Harmonizar ou harmonisar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é harmonizar. A palavra harmonisar está errada. Devemos utilizar o verbo harmonizar sempre que quisermos referir o ato de pôr em harmonia e em acordo, bem como o ato de conciliar. Pode significar também o ato de dividir uma melodia harmoniosamente ou de entoar em harmonia. Harmonizar é sinônimo de combinar, ajustar, casar, compatibilizar, conjugar, acordar, conformar, condizer, concordar, conciliar, concertar, equilibrar, igualar, entre outros.

Exemplos:
Será possível harmonizar as vontades e interesses de todos?
Embora muito diferentes, os dois irmãos sempre se harmonizaram muito bem.
Os cantores harmonizaram suas vozes num belíssimo dueto.

A palavra harmonizar é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o substantivo harmonia mais o sufixo verbal – izar. O sufixo verbal –izar forma um verbo a partir de um substantivo ou de um adjetivo.

As palavras harmonização e harmonizado, cognatas de harmonizar, deverão também ser escrita com z. Todas as formas conjugadas deste verbo deverão igualmente ser escritas com z.

Exemplos:
Verbo harmonizar – Presente do Indicativo:
(Eu) harmonizo
(Tu) harmonizas
(Ele) harmoniza
(Nós) harmonizamos
(Vós) harmonizais
(Eles) harmonizam

Verbo harmonizar – Futuro do Presente do Indicativo:
(Eu) harmonizarei
(Tu) harmonizarás
(Ele) harmonizará
(Nós) harmonizaremos
(Vós) harmonizareis
(Eles) harmonizarão

Palavra relacionada: harmonizar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também